terça-feira, 16 de outubro de 2012

Formação: Batismo no Espírito Santo

"o Espírito Santo sonda todas as coisas, atém mesmo as profundidades de Deus. Quem conhece a fundo a vida íntima do homem é o espírito do homem que está dentro dele. Da mesma forma, só o Espírito de Deus conhece o que está em Deus. Quanto a nós, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que vem de Deus, para conhecermos os dons da graça de Deus." 1Cor, 10ss

Como já foi dito no início desta formação, com esses versículos da Sagrada Escritura, o Espírito Santo sonda o nosso ser, Ele conhece tudo o que passamos, tudo que somos, tudo o que sentimos, tudo o que pensamos. E como vemos, esse versículo está contido em 1 Coríntios, ou seja, depois que Deus derramou o Espírito Santo sobre os seus discípulos, em Pentecostes (Cf. Atos dos Apóstolos), onde já tinha acontecido o reavivamento da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, onde aconteceu a Efusão do Espírito, surgindo daí todos os dons carismáticos, os quais só podemos compreender à luz do Espírito Santo. Mas o que seriam esses dons carismáticos? Quando eles podem se manifestar em nós?

Primeiramente, devemos estar cientes de que Deus quer que conheçamos e experimentemos porque sabe que precisamos deles. Mas os dons carismáticos (carismas), só irão se manifestar quando estivermos cheios do Espírito Santo. Eles são: Dom de orar em Línguas, Dom de Ciência, Dom de Profecia, Dom de Discernimento dos Espíritos, Dom de Cura, Dom de fé, Dom de Sabedoria, Dom de Milagres, Dom de Interpretação de Línguas, todos estes também mencionados na Sagrada Escritura, em umas das cartas de Paulo, Sagrada Escritura está que também traz consigo o sopro de Deus que é o Espírito Santo.

Os dons carismáticos, mencionados acima, só irão se manifestar quando abrirmos o nosso coração para o Espírito Santo, quando deixamos que o mesmo entre e venha transformar o nosso coração, Ele deixará para traz todo o mal, e é uma Experiência tão densa e profunda que Jesus a chamou de Batismo no Espírito Santo. A graça do batismo no Espírito Santo é um dom de Deus, mas depende da resposta de cada um de nós.

No batismo do Espírito Santo, a pessoa experimenta o próprio Espírito Santo, a sua força, a sua unção na oração, o poder de seus carismas, o consolo nas tribulações. Ao vir, Ele vai curar o nosso coração e transformar o nosso interior. Esse batismo do Espírito Santo, é o nosso momento de conversão, e nós chamamos de Efusão, para que não cheguemos a confundir com o sacramento do batismo. E como sabemos, o sacramento do batismo só pode ser recebido uma vez, mas a efusão do Espírito Santo, devemos recebê-la sempre, todos os dias, em cada momento. Por meio dela, o Espírito Santo começa a estar de modo novo dentro de nós.

Quando Jesus falava de nascer de nodo e de uma vida nova, fazia questão de enfatizar que ela não poderia ser vivida sem um coração novo, por isso quando o Espírito Santo vem, ele renova as nossas vida, transformando todo o nosso coração, nos tornando pessoas novas. Mas diante de tanta graça do Espírito Santo, há ainda, uma classe de pessoas que o Espírito Santo não consegue entrar, são os auto-suficientes, pois diante dessas pessoas, o Espírito Santo fica como que impotente, procurando por todos os lados uma brecha no meio de sua arrogância. Por isso só recebe o Espírito Santo aquele que reconhece a própria fraqueza e o próprio pecado.

Somente quem ama pode experimentar a Deus porque Deus é amor. O único meio garantido para ser constante inundado com água viva do Espírito, para ser mergulhado no oceano de sua misericórdia e de seu poder, é amar. Porque o amor de deus é derramado sobre nós, mas não para nós, mas para amarmos o nosso irmão.

Santo Hilário: "Enquanto a alma não tiver alcançado, por meio da fé, o dom do Espírito Santo, tem certamente a possibilidade de conhecer a Deus, mas falta-lhe a luz para compreendê-lo" 




O Espírito Santo é a água da vida, é a água da salvação da qual Jesus é a fonte, e Jesus nos ama a tal ponto que Ele nos aceita do jeito que somos e vem em nós assim como estamos.

Um comentário: