domingo, 14 de outubro de 2012

Formação: Bíblia (Parte 1)

A Bíblia é a palavra de Deus, e mais do que falar de Deus, a Bíblia é Deus falando conosco. Nela vemos que a Bíblia tem como seu centro Jesus Cristo, desde o momento em que os profetas já o anunciavam, dizendo que viria o Messias, até mesmo depois de Sua morte, no momento de toda a evangelização.

Nós, católicos, não somos a religião do livro, somos a religião da pessoa e essa pessoa tem nome, é Jesus Cristo plenitude de toda Revelação. E como nós só amamos aquilo que conhecemos, quanto mais lemos a Bíblia, mais iremos amar a Jesus, o nosso salvador. Quanto mais lermos a Bíblia mais iremos a amar a Jesus, e mais se sentiremos amador por Ele.

O concílio Vaticano II pede que tenhamos a Bíblia nas mãos. O documento Perfectae Caritatis nº 6 diz: "Tenham todos os dias nas mãos a Palavra de Deus. Eis um mandamento conciliar, uma ordem da mãe igreja."

Tendo a Bíblia nas mãos é preciso então conhecê-la. Como muitas pessoas, ela tem vários nomes:

Seu primeiro nome é de origem grega e lembra sua nobreza e singularidade. É chamada de A Bíblia, que significa livro. Bíblia em grego significa o plural de livros.

A Bíblia não é um livro só, mas uma coleção de 72 livros. Ela é também conhecida como Sagrada Escritura. A Bíblia é Sagrada porque é capaz de santificar aquele que lê, que a ama e que a põe em prática.

Também é chamada a Palavra. A Bíblia é a Palavra de Deus. Palavra que é Espírito e vida, viva e eficiente.

A Bíblia é a Palavra de Deus, nossa companheira, a carta de Deus para a Salvação da humanidade.


"A Palavra de Deus é viva, é realizadora, mais afiada do que toda a espada de dois gumes: ela penetra até onde se dividem a vida do corpo e a do espírito, as articulações e as medulas e é capaz de distinguir as intenções e os pensamentos do coração." (Hb 4,12).

Um comentário:

  1. Obrigado pelo conhecimento sobre a palavra de Deus que é passado, presente e futuro na vida de todo cristão.

    ResponderExcluir